Qual é a relação entre contabilidade, inovação e sucesso?

Outras
Quando o empreendedor cria e formaliza um negócio, isso significa apenas o primeiro passo. Após essa etapa, ele deverá mantê-lo e fazer do negócio um sucesso.
Inovação é sucesso financeiro
Há “receita de bolo” para atingir o sucesso em um negócio? Acreditamos que não. Porém, está cada vez mais claro que o conceito de inovação está intimamente ligado ao sucesso de um negócio.
Para Geoff Nicholson, da 3M (empresa ícone da inovação), “inovação é transformar conhecimento em dinheiro”.
A própria 3M traz a seguinte definição sobre esse termo:
“Inovação é quando uma ideia atende às necessidades e expectativas do mercado, é viável do ponto de vista econômico e sustentável e oferece retorno financeiro às empresas. Ou seja, toda inovação precisa gerar resultados. Inovação não é invenção, nem descoberta. Ela pode requerer estes conceitos, e frequentemente isso acontece. Mas o seu foco não é o conhecimento, e sim o desempenho econômico. A primeira aplicação de uma inovação deve ser a estratégia, aproximando-se ao máximo do seu ideal. Mas, para que uma invenção seja considerada uma inovação, seus clientes precisam reconhecer o valor de todo o seu investimento.”
Para você entender de forma prática o que é inovação e quais são os efeitos dela, leia o que segue abaixo:
› A Netflix extinguiu as locadoras de filmes;
› A Wikipedia extinguiu as enciclopédias em papel;
› O Whatsapp está mudando o mercado das operadoras de telefonia;
› A OLX está extinguindo os classificados de jornal;
› Os Smartphones “mataram” vários aparelhos como rádio de bolso, gravadores de bolso, câmeras amadoras, despertadores, calculadoras simples, aparelhos de GPS e outros;
› Os serviços de armazenamento na nuvem estão extinguindo os pen-drives;
› O Youtube e o Facebook estão “abalando” a ditadura da mídia tradicional e impactando fortemente os anúncios publicitários tradicionais nas TVs e outros veículos de comunicação;
› O Airbnb está alterando o costume de comprar “casas de praia” e alterando o mercado das agências de viagens e do setor de hotelaria.
Esses são apenas alguns exemplos de inovação. O efeito dela é transferir valor (e dinheiro) de quem não inova, para quem inova.
Ou seja, se você não inovar, provavelmente vai correr riscos de falir ou perder muito dinheiro para quem inovar no setor que você atua.
O responsável pela inovação é você empreendedor!
O caminho para transformar uma empresa de um nível operacional (que não tem visão estratégica e por isso está no grupo de risco para falir ou perder dinheiro) para um nível estratégico (que possui visão de estratégia e inovação) é árduo, porém, crucial para manter o negócio no mercado.
Se você precisa tomar iniciativa para gerar um resultado, você precisa de gestão.
Onde a contabilidade entra nisso?
Se você já concluiu que precisa de gestão para se chegar a um resultado, a contabilidade pode contribuir para ajudar a mensurar esses resultados esperados.
Explico: no processo de transformação que o empreendedor traçou, ele deverá utilizar  ferramentas contábeis para saber se está atingindo as metas estabelecidas. Através de índices de performance, poderá corrigir algo que não esteja saindo conforme o esperado ou confirmar que está indo bem.
A contabilidade ajuda na tomada de decisões importantes e evita desperdícios de recursos.
O serviço contábil que gera “conformidade fiscal” (pagamento de tributos, encargos, folha de pagamento e cumprimento de obrigações acessórias) é muito importante, mas não irá contribuir muito com sua estratégia de inovação.
Nós oferecemos conformidade fiscal e mais uma proposta de valor que inclui alinhamento com a sua estratégia, que poderá incluir redução de custos e apoio gerencial para atingir metas pré-estabelecidas.
Nós falamos a mesma língua de quem quer ter sucesso.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!

null

Vídeos Relacionados

gestão e negócio, inovação, sucesso financeiro
Post anterior
A contribuição sindical é obrigatória?
Próximo post
Como emitir notas fiscais em Niterói