Glossário de Startup

Startups
Glossário de Startup Atualizado
O empreendedorismo está em alta. A cada ano que passa, a tecnologia avança e o universo empreendedor desperta, ainda mais, o interesse de muitas pessoas.
Existem diversos conceitos e expressões, no ramo da startup, que são comuns no dia a dia dos empreendedores.
Para facilitar a sua busca por cada uma dessas palavras, reunimos para você o significado dos principais termos utilizados nas startups, em forma de glossário interativo (navegue pelo índice).

Glossário de Startup

Aceleradora

As aceleradoras têm o objetivo de oferecer uma mentoria e um apoio na gestão para ajudar a startup crescer de maneira mais rápida e conseguir levar seus projetos para o mercado. Elas trabalham diretamente com startups amadurecidas, ou seja, que já possuem a ideia bem definida e um negócio estabelecido. As aceleradoras, então, ajudam a atrair clientes para a startup e atrair investimento para o empreendedor.

Angels

O Investidor Anjo é aquele que tem o capital e investe na grande ideia da startup. Estes “angels” precisam ser convencidos pelos empreendedores de que é uma boa escolha investir em sua ideia.

Angel Round

Angel Round é a expressão dada ao momento em que os primeiros “angels” entram com investimento na startup.

Aporte

Conceito referente ao apoio oferecido a startup, seja ela uma experiência compartilhada, uma mentoria ou apoio financeiro.

Bootstrapping

Meio que a startup faz para crescer por esforço e investimento próprio. Geralmente, o projeto realizado como bootstrapping tem um período de alavancagem menor, pois pode demorar um tempo para conseguir um bom engajamento. A vantagem de ser um bootstrapper é que, quando o negócio crescer, você não precisa dividir nenhuma parte de seus ganhos com nenhum investidor.

Break-even

Significa o ponto de equilíbrio entre o seu faturamento e sua despesa. Esse conceito corresponde em apontar qual o momento em que sua startup fatura o suficiente para pagar todos os gastos.

Burn Rate

Por quanto tempo sua empresa consegue sobreviver com os recursos que tem no caixa? Após responder a essa pergunta, você consegue saber qual é o tempo de burn rate da sua empresa, ou seja, qual é o tempo de sustentabilidade do seu negócio.

Business Model Canvas

Possui foco na construção do modelo de um negócio. O Canvas é um quadro composto com nove blocos de atuação: Atividades Principais; Proposta de Valor; Relacionamento com o Cliente; Segmentos de Clientes; Canais; Fontes de Receitas; Estrutura de Custos; Recursos Chave; e Principais Parceiros. Procura responder a questão: Como se entende o funcionamento do processo de um negócio ao longo do tempo? Busca como obter vantagens competitivas no mercado em relação à concorrência e em função do cliente.

Business Plan

Na tradução significa “plano de negócios”. Essa prática tem por objetivo transformar a sua ideia em algo palpável antes de você começar a empreender. É uma das ferramentas indispensáveis para o empreendedor. Na prática, elaborar um plano de negócio é documentar todas as etapas do seu negócio: todas as funções exercidas na empresa; a pesquisa de mercado; qual é o produto; qual é o concorrente; qual é o custo de tributos; entre outros. A principal vantagem do Business Plan é diminuir risco de investimento.

Cap Table

Em linhas gerais, é uma tabela que contém todos os acionistas da empresa. É através dessa tabela que se mantém todos os integrantes do negócio em sua respectiva hierarquia para que não haja conflitos de interesses no instante em que os direitos e participações forem discutidos.

Capital de Giro

O Capital de Giro é todos os recursos demandados de curto prazo da empresa. Ou seja, é o ativo circulante. O dinheiro fica girando na atividade da empresa na seguinte maneira: Existe o caixa inicial que compra a mercadoria. Essa mercadoria se transforma em estoque. Então, se vende a mercadoria para o cliente a prazo. Depois que se essa venda se transforma em título, esse processo se transforma em caixa novamente e, assim, sucessivamente.

Captação de Recursos

O projeto aprovado em uma lei de incentivo vai usar impostos para incentivar a sua ideia e, muitas vezes, você não consegue chegar ao patrocinador. O empreendedor que está nessa situação, precisará de um captador de recursos. Para conseguir um captador de recursos, o empreendedor deve responder a seguinte pergunta: O que moveria uma pessoa a doar para a minha startup?

Cloud Computing

Na tradução, em português, significa “Computação em Nuvem”. Sua utilização é o processamento de servidores para acessar, através da internet, programas e dados de qualquer lugar e a qualquer hora. A vantagem de sua utilização é que você não corre o risco perder seus arquivos, caso o HD externo ou pendrive quebre. A única desvantagem é que o usuário, necessariamente, precisa ter conexão com internet para inserir os arquivos desejados na nuvem.

Core Business

Core business é o foco do seu negócio. É aquilo que a sua empresa nasceu para fazer. É o coração da startup.

Coworking

Espaço colaborativo que tem o objetivo de fazer com que sua equipe pode dividir a área de trabalho e fazer networking com outros empreendedores. É uma vantagem para o empreendedor iniciante conseguir interagir e trocar experiência com empreendedores mais experientes.

Crowdfunding

Momento em que você faz um financiamento coletivo de uma ideia. O crowdfunding é uma ideia que substitui a necessidade de um investidor. Os contribuintes precisam estar empenhados e necessariamente acreditar no sucesso da startup.

Customer Development

Processo para se criar um alinhamento entre o seu produto e o mercado.

Deal breaker

Fator que impede o fechamento de uma negociação, geralmente é o momento da quebra da empresa.

Design Thinking

Uma forma de pensar e agir que ajuda a resolver diversos problemas de todos os tipos. Ela une a sensibilidade do design, métodos para atender as necessidades das pessoas e o que é possível realizar tecnologicamente. É uma união do mindset com plano de ação. A principal vantagem do Design Thinking é a possibilidade de transformar a forma com que as organizações desenvolvem produtos, serviços e/ou estratégias. Além de permitir que pessoas que não são designers usem ferramentas criativas para resolver problemas.

Drag along

Mecanismo que favorece os acionistas majoritários de uma empresa. O Drag along força o minoritário a vender sua participação quando o acionista majoritário decide vender sua participação, normalmente nos mesmos preços e condições.

Due Diligence

Procura responder a pergunta: Como garantir que todas as normas estabelecidas estão sendo seguidas por todos os agentes da organização? A Due Diligence, que acontece junto aos fornecedores, envolve uma análise minuciosa de seu negócio e suas principais características.

Early Stage

Em português significa “Estágio Inicial”. Ou seja, são negócios que estão há pouco tempo no mercado.

Earnout

Estrutura muito utilizada em operações tanto de compra e venda de empresa quanto em difusão. Ele serve para viabilizar uma transação quando tem uma divergência de preço. O comprador tem uma expectativa de quanto vale o negócio e o vendedor tem outra expectativa. Então, esse mecanismo foi criado para resolver essa solução.

Elevator Pitch

Sua denominação é de um Pitch reduzido (clique aqui para saber o que é Pitch). Seria a ideia de um desafio que é de apresentar o valor e o diferencial da sua empresa para o investidor enquanto o elevador sobe.

Empreendedorismo Social

Significa empreender sem objetivos financeiros, somente. A ideia é o empreendedor que inicia a atividades com a missão de resolver um problema pontual ou social. Ou seja, o negócio além de lucrativo traz desenvolvimento para a sociedade. É como uma junção de associação sem fins lucrativos com empresa.

Enthusiast Angels

São empreendedores bem sucedidos que possuem mais de 65 anos e que investem por hobby.

Equity

Em sua tradução, significa “participação societária”. Equity é a posse na forma de cotas e ações. É seu direito de compartilhar dos lucros distribuídos. Por exemplo, se você possui 10% de uma empresa, quando a empresa declara dividendos para distribuir os lucros, você vai receber os 10% desses lucros.

Escalabilidade

A principal característica da escalabilidade é que a empresa consegue crescer em todos os sentidos de uma forma exponencial, sem necessariamente aumentar os custos. Ela pode transformar uma startup pequena a uma startup de grande porte em pouco tempo, porque ela alavanca a tecnologia para fazer esse crescimento acelerado.

E-commerce

E-commerce ou “Comércio Eletrônico” é a loja virtual onde se consegue vender produtos e pode ser acessado através de celulares tablets e computadores.

Fluxo de Caixa

Controle do dinheiro recebido e as despesas pagas da empresa. É uma ferramenta importante para o negócio, pois visa a organização da entrada e saída de dinheiro de cada mês e proporciona o planejamento para o mês seguinte.

Founder

Nome dado ao empresário que criou o negócio, o fundador.

Growth Hacking

Procura responder as perguntas: Quais os principais objetivos e resultados-chave a serem alcançados pela sua empresa? Quais os dados que devem ser analisados? Qual modelo de alavancagem utilizar? Com essas perguntas respondidas, o Grouth Hacker dá início às atividades que fazem parte do ciclo de vida do Grouth Hacking (Brainstorm; Estabelecimentos de Prioridades; Implementação de Testes; Análise de Resultados e Aprendizado)

Hackaton

Maratona de programação intensiva onde as pessoas ficam desenvolvendo soluções para as grandes empresas. Ela se configura como uma iniciativa de inovação aberta, porque permite que a empresa leve pessoas de fora e essas pessoas não procuram resolver os problemas da mesma maneira.

Incubadora

Como o próprio nome sugere, as incubadoras trabalham diretamente com o empreendedor no início do negócio. Ela começa a partir da ideia de um empreendimento e auxilia o empreendedor a desenvolver a startup de forma assertiva. É muito comum encontrar incubadoras nas universidades.

Intraempreendedorismo

Baseia-se em empreender sem ser dono da empresa. O intraempreendedor é aquele que está insatisfeito com o estado da arte da organização e está sempre buscando formas de inovar, de apresentar soluções de maneira melhor do que são feitas atualmente. É o empreendedor interno, que empreende dentro dos limites da organização.

Joint venture

Tradução: “Empreendimento Conjunto” ou “União com Risco”. É a associação entre duas empresas que podem ou não ser do mesmo ramo, durante um período específico e limitado. O objetivo da Join venture é iniciar ou realizar uma atividade econômica comum por um determinado período de tempo e visando, dentre outras motivações, o lucro.

Landing Page

Estratégia de marketing digital que tem o objetivo de captar leads para sua empresa. Ela é uma página da web onde o empreendedor oferece um conteúdo (e-book, planilha, infográfico, manual, entre outros) em troca de informações como nome, e-mail, telefone, etc.

Lean Startup

Método que reduz o desperdício durante a criação de produtos e serviços aumentando a frequência de contatos com clientes. A Lean Startup possui o objetivo de validar as premissas do negócio o mais rápido possível.

Meetup

Encontro informal que possui o objetivo de trocar ideias e experiências. Esse encontro é promovido pelos empreendedores com o intuito de tentar popularizar sua ideia e conseguir atrair aceleradoras ou investidores para sua startup.

Mentor

Empreendedor com vasto conhecimento e experiência que auxilia outros a obterem sucesso profissional.

MEI

Sigla para “Micro Empreendedor Individual”. É uma categoria de empresa que fatura até 81 mil reais por ano. Qualquer pessoa física, que não possui participação em outra empresa como sócio ou titular, pode ser MEI.

MVP (Minimum Viable Product)

Em português quer dizer “mínimo produto viável”. Muitas pessoas investem tempo e dinheiro para desenvolver uma ideia e quando o lançam 100% completo, o empreendedor percebe que aquilo não tem uma funcionalidade real, ou a solução ideal. É necessário que a ideia seja validada antes de ir para o mercado e por MVP se consegue realizar isso. Na cabeça do empreendedor, sua startup é pensada e projetada com o intuito de ter um futuro promissor, mas o que se pode fazer de mínimo para conseguir lançar essa ideia no mercado?

NDA – Non-Disclosure Agreement

Quer dizer, em português, “Acordo de confidencialidade”. É um acordo empresarial assinado pelos sócios da empresa, contendo quais são as informações; materiais; e conhecimentos que serão partilhados entre eles. Além disso, ordena que as informações não poderão ser compartilhados para terceiros (sigilo).

Negócio Escalável

De modo geral, significa que, para você gerar muito valor ou atender muitos clientes, suas despesas não devem acompanhar a curva de crescimento de clientes e receita.

Networking

Rede de relacionamento que ajuda o empreendedor a entrar em contato com pessoas que possam ajudar a sua startup a alavancar. É uma troca de valor. Estudos comprovam que pessoas com bons relacionamentos são mais bem sucedidas.

Open source

Software com código aberto, podendo ser modificado por qualquer pessoa. Um exemplo de Open source é o sistema operacional Linux.

Pitch

Discurso de venda. É a resposta da seguinte pergunta: Quanto tempo você precisa para convencer um investidor ou mentor de que sua ideia é boa?

Pivotar

O momento em que o empreendedor decide modificar o plano de negócio que não conseguiu atingir os resultados almejados para novas estratégias.

PME

Abreviação de “Pequenas e Médias Empresas”. Elas são fundamentais para garantir as ações que as grandes empresas não podem assumir.

Regtech

São as startups que ajudam as empresas a reduzir riscos e resolvem problemas, normalmente relacionados ao acompanhamento de regulamentação; ao controle do cumprimento de normas de compliance; a automação de relatórios; e ao monitoramento de atividades.

Retailtech

Startups que apresentam inovação na área do varejo. Com o avanço das vendas online, as lojas físicas sentiram a pressão para se reinventar e se tornar mais atrativa nas experiências presenciais.

Rodada de negócios

Metodologia de um evento corporativo onde todos falam com todos de forma organizada, sem a possibilidade de repetições de apresentações individuais.

ROI (Retorno de Investimento)

Cálculo que revela a taxa de lucro conquistada pelo investimento realizado pelo empreendedor. O ROI é uma prática rotineira e fundamental para o empreendedor, pois demonstra se é benéfico ou não investir em determinada processo.

Round

Nome dado às etapas dos investimentos recebidos.

Royalties

Valores fixos ou variáveis que a franqueadora cobra do seu franqueado baseado em faturamento. Ou seja, os royalties é uma porcentagem ou valor fixo que você paga sobre o seu faturamento para a franqueadora.

Seed Money

Expressão utilizada como o capital de semente, ou seja, é aquele dinheiro investido para começar o negócio até que o mesmo consiga gerar lucro.

SEO (Search Engine Optimization)

Otimização para mecanismos de busca. As técnicas são utilizadas pelas empresas para melhorar o rankeamento de suas páginas e/ou posts no tráfego orgânico do Google; Bing e outros buscadores.

Shareholders

Sócios ou acionistas do negócio. São todas as pessoas que têm participações ativas no capital da empresa.

Spin-off

Um exemplo de Spin-off é um personagem de um filme que faz tanto sucesso que ganha uma sequência especial só para ele. Dependendo do sucesso de um produto ou do seu potencial do seu crescimento, pode criar-se uma nova empresa a partir desse produto.

SportsTech

SportsTech são startups e empresas de tecnologia focadas no mercado esportivo.

SoftWare-as-a-service (SaaS)

Traduzido para português significa “Software como Serviço”. É uma plataforma onde se consegue lucro através de assinatura ou taxa de atualização. Exemplos de SaaS: Netflix e Uber.

Stakeholders

Conceito que, em português, significa “Públicos de Interesse”. São as redes interessadas e/ou ligadas diretamente no projeto, ou seja, são pessoas ativamente envolvidas em um projeto desde seu início ao término. Pode ser determinado, também, como o segmento que a empresa deseja trabalhar.

Startup

Negócio recém-criado que deve oferecer uma inovação, algo completamente diferente do que existe no mercado. Ela deve apresentar a solução de um problema.

Term sheet

Documento de intenção entre o empreendedor e o investidor da empresa. O processo de investimento ou de compra de uma empresa ou de uma parte da empresa, geralmente, o term sheet é o primeiro documento a ser assinado por eles. Nesse documento estão os principais termos e condições para que o processo de investimento seja realizado.

Tração

Expressão utilizada quando uma companhia ganha um impulso à medida que progride no mercado, medido através da resposta dos clientes e das finanças, embora não haja nada específico para medir esse sucesso.

User Experience (UX)

UX é a experiência do usuário. Esse termo serve quando o empreendedor quer relacionar uma pessoa com o seu produto ou serviço. É a experiência do uso de algo que pode ser classificado pelo usuário como boa ou ruim e cabe apenas ao usuário decidir.

Valuation

Valuation é a expressão usada quando o empreendedor precifica seu ativo e compara com o preço do mercado.

Venture capital

Categoria de investimento que é aplicável a empresas de determinado porte e em momento de evolução.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!

null
empreendedorismo, glossário startup, startup, tecnologia
Post anterior
JUCERJA disponibiliza atos registrados em meio digital e publica resolução com relação das atividades de alto risco.
Próximo post
Aceleradoras no Rio de Janeiro