O que é uma Startup?

Startups
Startup é uma palavra em inglês que significa “COMEÇAR”. Em linhas gerais, Startups são empresas ou empreendedores iniciantes que possuem ideias; soluções ou produtos inovadores para o consumidor.
Os principais objetivos das Startups são inovar e transformar problemas da sociedade em solução.
As Startups possuem um modelo de negócio repetível e escalável, ou seja, fazem com que essa fórmula de solucionar problemas seja fácil de ser replicável e, ao mesmo tempo, ter condição para crescer de maneira uniforme.
Alguns exemplos conhecidos de Startups de sucesso: Google; Facebook; Uber; 99App; NuBank; Airbnb; Xiaomi; Spotify; Hotmart; entre muitas outras.
Para iniciar uma Startup, o empreendedor precisa ter uma ideia de negócio e é a partir dessa ideia que se inicia a trajetória da empresa.
Algumas etapas são básicas para iniciar uma Statup. Entre elas estão:

1- Avaliar a ideia

O empreendedor, com sua ideia de negócio em mente, precisa fazer uma pesquisa de mercado procurando responder as seguintes perguntas: “Alguém já pensou e desenvolveu isso antes?”; “Se já desenvolveram antes de você, o que ainda falta elaborar/acrescentar?”; “Qual o valor de mercado?”.

2- Ter um plano de negócio

O plano de negócio é um dos maiores aliados do empreendedor, pois o ajuda a planejar suas ideias; identificar oportunidades e antecipar possíveis dificuldades.
O empreendedor precisa preparar o plano de negócio da startup a fim de cumprir seus objetivos e prazos.

3- Validar a ideia

Definir o MVP (Mínimo Produto Viável), ou seja, elaborar uma versão simplificada e/ou mais barata do produto ou serviço que se pretende oferecer.
O principal objetivo do MVP é coletar o feedback dos primeiros consumidores e analisar se a ideia, realmente, tem mercado. É o momento decisivo de teste antes de lançar o produto ou serviço ou se é preciso alterar o plano de negócio.

4- Captar investimento

Considerada uma das etapas mais difíceis para empreendedores iniciantes, a captação de recursos para a startup é necessária para fazer com que seu negócio cresça de forma rápida.
Para isso, o empreendedor precisa convencer investidores a apostar em sua ideia inovadora e fazer com que ele invista em seu negócio.
Quando não se consegue fazer um Bootstrap (Investir por recursos próprios), os empreendedores iniciais optam pelo método Family, Friends & Fools (Investimento adquirido por meio de parentes, amigos e conhecidos em troca de um percentual no lucro do negócio).
Após essa primeira etapa de captação de recurso, o empreendedor vai à busca de um Investidor Anjo, o ideal é que seja um investidor que, de uma forma ou de outra, se identifique com sua ideia.

5- Organizar a equipe

É possível conseguir elaborar uma startup sozinho. Porém, segundo o presidente da associação Anjos do Brasil, Cassio Spina, é de extrema importância que se selecione os melhores profissionais: que goste do que faz; que deseja alcançar o que almeja; que busca metas; e que as ideias deles complementem as suas.
Afinal, uma equipe de Startup bem dividia significa um trabalho com maior rendimento e a produtividade otimizada. Um exemplo dessa organização é que não se pode ter uma equipe completa de pessoas introvertidas.

6- Lançar o produto ou serviço

Com todas as etapas anteriores analisadas; executadas e bem sucedidas, chega, enfim, o momento do empreendedor lançar sua Startup definitiva ao mercado. Esse tempo é de produção e conclusão das metas definidas pelo plano de negócio.
Entretanto, existem outras situações variáveis que podem ocorrer durante todo esse percurso, mas as etapas citadas acima são, praticamente, indispensáveis para iniciar uma startup.
Segundo o livro “Manual do Empreendedor”, de Steve Blank e Bob Dorf, as necessidades de uma Startup são completamente diferentes de uma empresa já estabelecida.
Portanto, o empreendedor, que está iniciando sua Startup, não deve se basear totalmente nos ensinamentos dos livros de cursos de Administração.
Por isso, uma das classificações da Startup é o “Cenário de incertezas”, por fugir das estratégias das empresas tradicionais e não ter como afirmar, de início, que o negócio terá sucesso.
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